O marketing é uma das áreas de atuação mais influentes no mercado comercial atual. É muito difícil imaginar que uma empresa consiga se destacar sem ter boas ações neste mercado. Para uma distribuidora, o marketing para gás funciona da mesma maneira: é fundamental que exista um bom planejamento de estratégias para atingir os objetivos, que são as vendas.
Caso você ainda não saiba o marketing é um conjunto de estratégias utilizadas para divulgar a marca da empresa e atrair cada vez mais novos clientes.
Para isso, existem dois tipos diferentes de marketing: o digital e o fora dele. O primeiro, as estratégias implementadas são voltadas para divulgar e conseguir clientes pelas diferentes plataformas digitais.
Já o segundo acontece em outras plataformas, como anúncios publicitários na televisão, rádio, outdoors, entre outros.
Um bom planejamento de marketing pode potencializar a marca da sua empresa, independente do ramo e, essencialmente, de uma distribuidora de gás, visto que a concorrência do mercado é bastante grande.
Através das técnicas e estratégias aplicadas, a empresa consegue deixar seu nome mais vivo nas diferentes plataformas, gerando maior visibilidade e, consequentemente, aumentando a possibilidade de obter novos clientes.
Nesse artigo, falaremos de opções de planos de marketing que podem ser utilizados para a sua distribuidora, fazendo com que sua empresa ganhe maior visibilidade e tenha um potencial de vendas mais elevado.
Google meu negócio
Para começar, temos um serviço de marketing para gás oferecido pelo Google, que é o Google meu negócio. Esse serviço foi criado justamente para que as empresas possam anunciar seus trabalhos e produtos na internet, visando chamar a atenção de novos clientes e consumidores.
A grande vantagem desse serviço é que faz ele se destacar em relação a outros semelhantes da internet, é que ele é gratuito.
Ou seja, as empresas podem aproveitar todas as possibilidades que ele oferece sem gastar com isso, focando o orçamento em outras estratégias que precisam de maior investimento.
Nesse aplicativo, as empresas realizam um cadastro com as principais informações sobre ela, como telefone, e-mail, nome, fotos, marca, e serviços oferecidos. Assim, quando alguma pessoa realizar uma procura por empresas do ramo, pode encontrar a sua.
Nesse sentido, é fundamental sempre manter os dados atualizados. Imagine se algum cliente fizer uma busca e encontrar os dados da sua empresa, mas não conseguir entrar em contato por conta da desatualização dos dados? Como por exemplo um número de telefone errado.
Isso pode gerar uma quebra de confiança e o consumidor desistir de contar com o seu serviço. Por isso, é importante não esquecer de atualizar constantemente as informações no Google Meu Negócio.
Disk gás
Esse é um dos serviços de divulgação e, principalmente, de atendimento mais importante das estratégias de marketing para gás de uma distribuidora.
Muito provavelmente, quando um cliente for comprar um gás de cozinha e pedir para entregar em casa, ele vai optar por telefonar para a empresa. É justamente sobre isso que se trata o disk gás.
Basta ter um número de telefone e um profissional que realize os atendimentos e pronto, esse serviço já está funcionando.
Conforme os clientes vão acionando a empresa, os atendentes anotam os dados principais dessas pessoas, como telefone, nome e endereço, e determinam que os entregadores levem o gás até as suas casas.
Sites
Utilizar sites para divulgar ou oferecer novas formas de contato também é uma estratégia de marketing para gás muito utilizada.
Como as distribuidoras de gás possuem um serviço bastante direto, apenas uma Landing Page (site com uma página única), que é uma página principal onde as pessoas fazem seus cadastros e informam por onde as distribuidoras podem entrar em contato, pode ser o suficiente para atingir o objetivo de vendas.
Com essa Landing Page, as empresas recebem, por exemplo, o contato do e-mail, botões que enviam o visitante do site direto para o Whatsapp e chats online. A partir daí elas podem optar por utilizar outra tática interessante, que é o e-mail marketing.
Obtendo o e-mail dos clientes se torna possível enviar anúncios e conteúdos sobre a distribuidora diretamente para a caixa de mensagens dessas pessoas, fazendo com que elas sempre vejam as novidades mais relevantes.
Redes sociais
Aqui temos um segmento essencial dentro do marketing para gás. Cada vez mais as redes sociais têm se tornado a principal plataforma de comunicação e anúncios da internet e, portanto, é indispensável que uma distribuidora possua páginas nas principais redes para atualizar conteúdos e anunciar seus serviços.
Entre as redes sociais mais relevantes temos: Facebook, WhatsApp e Instagram. Cada mídia social possui uma funcionalidade diferente e são utilizadas para atingir os clientes de formas distintas.
No caso de uma distribuidora de gás, o Instagram é a principal plataforma das mídias sociais. Como o serviço é simples e dinâmico, a postagem de fotos informando telefones, serviços, produtos e outras informações, atingem com maior naturalidade os clientes, sem ser muito invasivo e sendo bastante direto.
Distribuição de brindes
Além das divulgações nas plataformas digitais, que são parte fundamental do marketing para gás, outras ideias podem ser implementadas visando a fidelização de clientes.
Como esse é um mercado bastante concorrido, mas que, ao mesmo tempo, possui uma grande demanda, é preciso que a empresa se diferencie das demais e, uma forma de atingir esse objetivo, é através do oferecimento de brindes.
Nesse sentido, sempre que um cliente fizer um pedido de entrega na sua distribuidora, a empresa pode oferecer, além do gás solicitado, outros itens, como chaveiros, utensílios de cozinha, imãs de geladeira, etc.
Essa é uma forma interessante de fidelizar os clientes, pois, eles serão estimulados a comprar novamente com a sua distribuidora já que sabem que ganharam algo a mais sem pagar nada por isso.
Cartão fidelidade
O cartão fidelidade ou programa de fidelidade, é um item oferecido pelas empresas varejistas para estimular e premiar os principais clientes da empresa.
Esse programa funciona assim: a empresa oferece um cartão da loja. Toda vez que o consumidor compra um item da distribuidora, como o próprio gás de cozinha ou outros, ela acumula uma determinada quantidade de pontos.
Depois de acumulado alguns pontos, fica a critério da distribuidora definir a pontuação, esse cliente recebe algumas vantagens, como descontos, produtos adicionais ou até compras de graça.
Essa é uma estratégia muito utilizada no mercado, pois, premia os clientes e, ao mesmo tempo, garante que ele sempre consumirá os produtos oferecidos pela empresa.
Além disso, por ser uma ideia atrativa, ela pode fazer com que os consumidores divulguem o nome da distribuidora para outras pessoas, gerando maior divulgação e sendo uma ótima tática de marketing para gás.
Conclusão sobre marketing para gás
Nesse artigo, apresentamos diferentes ideias que podem ser utilizadas dentro do marketing para gás, seja nas plataformas digitais ou fora dela. Essas estratégias são importantes para aumentar a divulgação e a publicidade da marca da empresa, gerando o aumento da quantidade de clientes e a fidelização. Portanto, é fundamental conhecer cada vez mais novos caminhos que possam fazer com que a sua distribuidora se destaque no mercado e ganhe a preferência dos clientes, sem que seja necessário fazer campanhas apelativas ou usar táticas ofensivas.
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