ERP para revenda de gás vale a pena?

ERP para revenda de gás vale a pena?

Muitas pessoas já ouviram falar sobre ERP, mas não sabem exatamente o que é. Por isso, nesse artigo, falaremos tudo sobre isso, o que significa, qual a sua importância, e o por que ele está revolucionando o mundo empresarial. Ainda, destacaremos, obviamente, o ERP para revenda de gás, que vem tomando um espaço muito importante para as distribuidoras do mercado.

Bom, de modo geral o ERP é a sigla que significa, no inglês, Enterprise Resource Planning, enquanto a tradução quer dizer, mais ou menos, “Planejamento dos Recursos da Empresa”. Entretanto, ERP representa, efetivamente, o Sistema de Gestão Empresarial utilizados pelas empresas, de diferentes tamanhos e segmentos.

Dessa forma, o ERP para revenda de gás é um sistema desenvolvido exclusivamente para esse segmento, com funções específicas para melhorar a qualidade de atendimento, organização, logística, RH, contábil e vendas de distribuidoras de gás de cozinha.

Naturalmente, diversas empresas desenvolvem esses sistemas e revendem para as distribuidoras e, por isso, a escolha pelo ERP para revenda de gás é muito importante, pois pode definir o futuro e o potencial de destaque das distribuidoras dentro desse mercado tão concorrido.

Vale a pena investir em um ERP para revenda de gás?

Vale a pena investir em um ERP para revenda de gás?

Sabemos que o meio comercial e empresarial é bastante concorrido e intenso. Dificilmente os empresários encontram regiões para investir em um novo negócio, e encontrem um local que trará o lucro esperado com um produto ou serviço que seja totalmente diferente dos demais.

No ramo de distribuição de gás de cozinha, é exatamente isso que acontece. A concorrência de mercado é grande, em qualquer região. Dessa maneira, as empresas precisam fazer de tudo para conseguir ser melhores que as concorrentes, ganhando a preferência dos clientes.

Como a ERP para revenda de gás é um sistema que traz diversas vantagens para as empresas, como explicaremos mais adiante quais são, dispor de um sistema como esse pode ser esse diferencial. Claro, é possível que as distribuidoras presentes na mesma região possuam um ERP, e é por isso que é fundamental escolher o que apresenta as melhores ferramentas e possibilidades.

Por que vale a pena investir num ERP para revenda de gás?

Por que vale a pena investir num ERP para revenda de gás?

Como falamos, um ERP para revenda de gás pode ser um diferencial das distribuidoras de gás que querem sair em vantagem em relação às concorrentes do mesmo segmento. Essa vantagem é construída pelas diversas possibilidades que o ERP pode proporcionar para as distribuidoras.

Investir em tecnologia é importante para qualquer área, especialmente nos meios de produção, no setor empresarial, comércio e varejista. O crescimento e desenvolvimento tecnológico faz com que as empresas aprimorem seus serviços, tornem as práticas mais interessantes, organizem a estrutura interna, entre outros pontos positivos.

Nesse sentido, esse sistema ou ERP para revenda de gás, é mais uma tecnologia desenvolvida recentemente, justamente para melhorar as práticas internas e externas das distribuidoras de gás. A seguir, falaremos mais especificamente dos principais pontos positivos e vantagens que o ERP pode trazer para as empresas, especialmente para as revendedoras de gás.

Diminuição do tempo operacional

Diminuição do tempo operacional

O primeiro ponto de destaque do ERP para revenda de gás, é a capacidade que ele possui para diminuir o tempo operacional das distribuidoras, ou seja, o tempo das operações internas.

São diversas operações que as empresas que trabalham com a venda de gás precisam realizar internamente, como a organização do estoque, as anotações dos pedidos, etc.

Com as ferramentas que um ERP para revenda de gás, todas essas operações são otimizadas, ou seja, são efetuadas com maior agilidade e praticidade.

A organização do estoque, por exemplo, que é uma prática de controle muito importante, é totalmente remodelada com a presença do software. 

Sem o sistema, as anotações dos estoques eram feitas manualmente, entretanto, com essa tecnologia, basta selecionar o item que foi retirado do estoque e levado para venda e pronto, automaticamente a lista de botijões, por exemplo, é atualizada.

Realização de relatórios

Realização de relatórios

A realização de relatórios, de forma organizada e bem estruturada, também é uma das principais vantagens que um ERP para revenda de gás proporciona para as distribuidoras.

Esses relatórios podem ser referentes a diversas questões, como das vendas realizadas em um mês, os ganhos obtidos, o crescimento relativo aos meses anteriores, a movimentação diária, entre outros.

Dessa forma, os funcionários conseguem realizar todos os relatórios apenas utilizando o software e, assim, os empresários conseguem observar como os documentos estão sendo feitos, a estrutura, etc. 

Além disso, por conta das ferramentas do sistema, os cálculos são mais precisos, pois existem funções específicas que realizam as contas de forma automática, justamente para dar maior qualidade e precisão para a emissão dos relatórios internos.

Controle financeiro

Controle financeiro

O controle financeiro da empresa também é fundamental para que as distribuidoras consigam se manter sempre com saldo positivo. Nesse sentido, um ERP para revenda de gás de qualidade, deve possuir uma ferramenta exclusiva para que as distribuidoras monitorem e realizem o controle de suas finanças, com atualização automática.

Como é um sistema totalmente integrado, todas as anotações que vão sendo realizadas, como as compras dos produtos com as empresas parceiras, as vendas realizadas, os pagamentos, os impostos, e qualquer movimentação relativa às finanças, são registradas e calculadas automaticamente, mostrando, efetivamente, como está o fluxo de caixa da distribuidora.

Com isso, as distribuidoras conseguem se organizar melhor, ou seja, tem uma percepção maior do lucro que vão obter no final do mês, para poder gerir o dinheiro que sobrar no caixa da melhor forma possível, sem prejudicar a saúde financeira.

ERP para revenda de gás gratuito VS pago

ERP para revenda de gás gratuito VS pago

Uma das grandes dúvidas das empresas desse setor, ou seja, as distribuidoras de gás de cozinha, é o porquê de pagar para obter um software, se existem sistemas que são disponibilizados gratuitamente. Entretanto, como podemos ver melhor no link a seguir, essa é uma dúvida que não deveria existir.

Apesar de softwares grátis ajudarem a melhorar as operações internas das distribuidoras, eles não se comparam aos sistemas pagos, por diversos motivos, como a falta de confiabilidade dos dados registrados, a ineficiência no suporte das desenvolvedoras do sistema e, principalmente, a qualidade e quantidade de ferramentas disponíveis.

Conclusão

Como vimos no artigo, o ERP para revenda de gás é uma solução muito importante atualmente. As distribuidoras que queiram se destacar no mercado, precisam obter um software nesse sentido, pois eles possuem ferramentas modernas e que melhoram a organização e a qualidade das distribuidoras, em diversos sentidos, como na gestão do estoque e vendas, elaboração de relatórios, controle financeiro, etc. Ainda, é importante destacar que a preferência deve ser por softwares pagos, pois eles apresentam ainda mais vantagens em relação aos gratuitos, como maior suporte, mais ferramentas e confiança nos dados emitidos. 

Quer ficar por dentro do setor de distribuição de gás? Então nos siga no Instagram.

Gostou do conteúdo? Compartilhe
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on skype
Skype
Share on email
Email

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Índice do Conteúdo

GDS Sistemas e Soluções Práticas para sua empresa ® Todos os direitos reservados.